O que muda para chegar ao Parque Olímpico na Paralimpíada Rio 2016

cidadeolimpica

Hoje, aconteceu a cerimônia que deu início aos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entenda o que mudou no transporte da cidade, agora sem faixa exclusiva, férias escolares ou cartão especial do metrô para chegar até as arenas do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Como ir para o Parque Olímpico:

BRT:
Terminal Centro Olímpico/Morro do Outeiro
– Linha Especial Jd. Oceânico X Centro Olímpico
– Linha Especial Vic. Carvalho X Centro Olímpico/Riocentro
11min de caminhada/800m até a entrada do Parque Olímpico da Barra
Estação Morro do Outeiro
– Linha Especial Recreio X Vila Militar
11min de caminhada/800m até a entrada do Parque Olímpico da Barra
Estação Rio 2
– Linha Madureira X Alvorada Parador
– Linha Fundão X Alvorada Expresso
11min de caminhada/800m até a entrada do Parque Olímpico da Barra

Metrô: Pegar a Linha 4 e descer na estação Jardim Oceânico e fazer integração com o BRT.

Barcas: Descer na estação Praça Quinze e seguir até a estação Carioca do metrô (Linhas 1 e 2) e fazer o transbordo para a Linha 4 e seguir até o Jardim Oceânico.

Bilhete Único

As ruas no entorno do Parque Olímpico estarão fechadas ao tráfego, então transporte público é a melhor opção. Uma notícia boa é que quem for assistir aos Jogos Paralímpicos não precisará utilizar o cartão especial da Olimpíada para embarcar na Linha 4 do metrô que liga Ipanema à Barra da Tijuca ou na linha especial Recreio – Vila Militar. O cartão Riocard ou Bilhete Único servirá como bilhete de embarque, junto com a apresentação do ingresso para o evento. Não haverá serviço noturno de BRT, já que os Jogos terminarão no início da noite, conforme informou para a imprensa o secretário executivo da prefeitura, Rafael Picciani.

Lazer

Por toda a cidade acontecerão 1.200 atividades culturais, cerca de 100 eventos por dia. Das 13 casas temáticas dos países que funcionarão durante os Jogos, seis serão abertas ao público, sem necessidade de compra de ingressos. Entre elas, Alemanha, Brasil, Tokyo, Colômbia e Suíça.

O Boulevard Olímpico da zona portuária terá shows diários à tarde e à noite e telão transmitindo os jogos. Também haverá a exposição de cadeiras de rodas customizadas por artistas plásticos e personalidades. A companhia britânica The Garden se apresentará nos dias 10 e 11 de setembro, pela manhã. Eles recriarão o “Jardim do Éden”, elevando artistas com ou sem deficiência em até sete metros de altura, com ajuda de hastes de aço. O Balão da Skol, bungee jump e Food Trucks também serão mantidos 🙂

Já no Boulevard Olímpico de Campo Grande haverá shows da cantora Valesca Popozuda e do cantor Belo. A Tocha Olímpica que chegou na cidade no dia 6 de setembro, ficará acesa no Boulevard Olímpico. Ainda há ingressos disponíveis para as competições, corre e aproveita!

Programação Cultural na Boulevard na Praça Mauá Divulgação
Programação Cultural no Boulevard na Praça Mauá – Foto: Divulgação

 

21 Comment

  1. Valeu as dicas!!!!

  2. Oi! Pra pegar a Linha 4 eu preciso só do ingresso ou tenho que comprar o ticket normalmente é apresentar junto? Ouvi notícia de que seria necessário somente o ingresso pra embarcar (de graça).

    1. Natalia Figueiredo says: Responder

      Oi, Carolina! Você vai precisar do bilhete único convencional ou riocard para passar tanto na linha 4, quanto para fazer a integração com o BRT. Agora na Paralimpíada foram colocados leitores do cartão já no acesso à passarela do terminal do Parque Olímpico. Achei até mais rigoroso que na Olimpíada. Espero ter ajudado 😉

  3. É possível ir até algum ponto na barra de ônibus fretado de de lá, pegar o BRT?

    1. Sim, Alexandre a estação do parque olímpico é o Terminal Centro Olímpico/Morro do Outeiro. Você pode chegar lá pegando o BRT no Jardim Oceânico, bem no comecinho da Barra. De onde você está vindo?

  4. Olá, Natália.
    Estou indo para as paralimpiadas acompanhada das minhas filhas (5 e 7 anos). Irei ficar em Copa e os jogos são na Cidade Olímpica e Riocentro. Qual a melhor opção de transporte pra nós? Agradeço sua ajuda. Abraço!

    1. Oi, Kelly! A melhor opção é ir de metro até a estação General Osório, em Ipanema, e lá pegar o metrô da Linha 4 até o Jardim Oceânico (Barra). Chegando na Barra, da própria estação de metrô você já sai dentro da estação do BRT com linhas especiais para o Parque Olímpico e Rio Centro. Tem bastante gente indo para os jogos, nesse mesmo trajeto, então fica mais fácil de não se perder. Bom jogo!

  5. Boa tarde, consigo ir de carro e pegar o brt no jardim oceânico? Esse brt está parando na estação citta america como na olimpíada? Estou indo com um bebê e preciso de um trajeto mais prático vindo de Niterói.

    1. Oi, Carolina. As linhas são direto para o Parque Olímpico. Mas você pode fazer isso, parar o carro no Cittá América, para não andar tanto, e trocar de linha no BRT. Informe-se na estação, se precisará voltar ao terminal do Jardim Oceânico ou se há linhas para seguir dali mesmo 🙂

  6. qual o ligar mais próximo para deixar o carro?

    1. Oi, Gilberto. A melhor opção é sempre ir de transporte público. Mas se for de carro vá pela Estrada dos Bandeirantes, atrás do Rio Centro, que tem alguns estacionamentos funcionando. E depois caminhe até as arenas, é uma boa caminhada.

      1. Bom dia! Caminhada de quanto tempo/distância?

        1. Oi, Adriana! São uns 11min de caminhada/800m da passarela até a entrada do Parque Olímpico da Barra 🙂

  7. Pra pegar o brt em vic. de carvalho para o centro olimpico eu preciso de rio card ou posso comprar o tiquet direto?

    1. Oi, Antonio. Você precisa do rio card para embarcar, mas pode comprar e carregar seu cartão em qualquer estação do BRT 😉

  8. Bom Dia, Nos jogos Paralimpicos ainda existe a linha de BRT que sai (ou para) no Barrashoping para o Parque Olimpico?

    1. Dessa linha eu não fiquei sabendo, Carlos. Vale se informar nas estações! Abs,

  9. Eu consigo comprar o cartão para usar o brt no Jardim Oceânico para ir ao Parque Olímpico?

    1. Sim, Taisa. Compre na propria estação do BRT. Custa R$3.

  10. Tem como pegar o BRT aqui na estação Bosque do Marapendi, em frente ao Cittá América para ir direto para o Parque Olímpico da Barra ??? Ou só posso pegar na estação Jardim Oceânico ??

  11. O BRT vai parando nas estações da Av. das Américas , ou vai direto do Jardim oceânico para o Parque Olímpico sem parar ???

Deixe uma resposta